Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Devaneio 1

Se você começou a ler esse post achando que vai encontrar alguma informação bombástica ou uma super-hiper-mega-reflexão, é melhor voltar outra hora. Estive pensando em como a rotina, ou mesmo a mínima alteração dela pode gerar algumas palavras excêntricas, que encaixadas da maneira correta, podem ser prazerosas para mim, ou para você.

Hoje o céu destoou, e muito, dos tons anis que tem apresentado. Um cinza melancólico e uma brisa gélida fizeram a manhã parecer completamente deslocada do contexto "estio" a que rapidamente me acostumei. Aula, rotina, rotina, aula. No meio da monotonia e do silêncio de acontecimentos marcantes, ouvia-se ao fundo meu sangue clamar por glicose. Acordei muito tarde e não me restou tempo para pôr nada no estômago. Azar. Ou talvez sorte, porque alicerçado a esse fato ou não, tive um devaneio que me fez dar algumas risadas internas e intimistas.

Não me lembro do assunto, nem da matéria, mas ouvi a professora balbuciando sílabas perdidas, na intensão vã de caracterizar algo como AVASSALADOR.(Já avisei que o que se seguiria não seria NADA surpreendente) Lá vai meu devaneio número 1.

Depois de ter dito a palavra, fiquei desmontando-a mentalmente, sem nenhuma intensão prévia, senão passar o tempo inconscientemente. A-VASSALA-DOR --> A+DOR=indicadores de ação, transformação; VASSALO= nobre da Idade Média que servia a um outro nobre, jurando, de joelhos, fidelidade. AVASSALADOR = Tornar algo ou alguém seu vassalo, deixar de joelhos, sucumbir.

Não, nada inteligente ou admirável. O significado é esse mesmo, no dicionário, porém o uso que se faz dessa palavra é algo bem distinto dos moldes medievais que ela traz em seu intrínseco significado. E então, mesmo tendo deduzido uma coisa óbvia, percebi que essa, como muitas outras, é uma palavra que teve seu significado transformado do original, mas que analisada atenciosamente, revela sua essência verdadeira.

E o que são as palavras, senão a representação simbólica de nossos atos, seres e almas? Às vezes uma intenção, um uso, mas uma essência diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário