Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

2009

Concurso Verde que te quero verde, Jornal ‘A Razão’
1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Categoria Redação

1º Lugar: Eduardo Librelotto Fernandes


Ao planeta, empresto a minha voz

Flagrei-me, outro dia, em uma de minhas reflexões sobre o futuro, a imaginar o mundo dos meus sessenta anos. Meu céu, antes límpido e de azul resplandescente, escondia-se por entre os incontáveis arranha-céus; meu sol, que antes ofuscava o brilho de todas as coisas com sua suntuosidade, agora não era nem notado ante às nuvens de detritos que o encobriam. De nossos bosques, que antes tinham mais vida, não sobraram nem as lágrimas de dor ao serem mutilados.

Parei, frustrado; não posso apenas conformar-me e ser condescendente a esta realidade que toma forma aterrorizante e que ameaça destruir as formas básicas e perfeitas de nosso planeta. Isso porque, sendo você cético ou crente na existência de um Deus superior, não se pode desprezar o fato de que tudo q eu existe tem uma finalidade definida; nem ser ignorante ao ponto de pensar que nossa complexidade medíocre se equipara à magnitude de nossa Terra.

Se os apelos por socorro emanados por nossa natureza em chagas são emudecidos pela ganância que norteia os rumos de nosso mundo, eu empresto minha voz ao planeta e profiro gritos de socorro a todas as classes, pois vivemos todos em um mesmo mundo e é mister a todos a conservação dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário