Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Prêmio

Para um ano de extrema ferrugem literária e inércia do blog, ainda consolo-me com esta premiação a mim concedida. Boa leitura!


XXXII Concurso Literário Municipal de Santa Maria
Categoria: Crônica
2º lugar


Do cinza à cor da alegria

Há, na vida, ocasiões em que tudo parece conspirar para determinado fim. Era aquela tarde um desses momentos. Chovia levemente, e o vento frio e brando fazia as gotas tilintarem nas vidraças. Eu sabia que a predisposição evidente para aquele dia era unir-me aos cobertores e dormir ao som aconchegante da chuva; mas, por motivos que ainda desconheço, odeio obviedades e atitudes determinadas. Tomei meu guarda-chuva e saí sozinho e sem rumo pelas ruas da cidade.

Enquanto eu andava a passos cuidadosos, jogando “amarelinha” com as lajotas quebradas da calçada, os carros e os indivíduos traçavam seus caminhos no ritmo de sempre: velozes, mecânicos e ainda assim mais monótonos que um relógio de pêndulo. No entanto, isso estava longe de ser uma novidade. Segui o passeio por mais alguns minutos, já meio enfadado e arrependido por ter resolvido sair de casa. Meus pés estavam úmidos e o vento começava a incomodar-me, então decidi tomar o sentido da praça que marcava a entrada ao caminho de volta.

A praça estava praticamente vazia. Além das margens, por onde passavam as pessoas que seguiam outros caminhos, somente o enorme chafariz – quase sempre esquecido – continha pessoas em seu entorno. Parei discretamente para observar a cena solitária que se passava no local.

Um menininho – tinha lá seus cinco anos de idade – equilibrava-se na mureta que continha as águas do chafariz. Quando andava alguns metros, pulava para a calçada e, gargalhando, abraçava a avó que retribuía aos sorrisos. O menininho parava, vez em quando, e contemplava maravilhado os jatos d’água que subiam e desciam do chafariz. Os olhos do garotinho brilhavam e os risos vinham acompanhados de palmas descompassadas. O espírito entusiasmado da criança enchia-me os olhos. Tudo se passava com tamanha candura que não poderia ser mais paradoxalmente maravilhoso, emocionante e inexplicável. A felicidade do infante inebriava-me de uma enigmática satisfação; eu sorria solitário no meio da praça. Após inúmeras repetições do ato, o inocente menino correu para a avó e, de mãos dadas saíram andando lentamente para o sentido oposto ao que eu me encontrava. Nenhum dos dois parecia preocupado e, pelo sorriso sincero da criança, parecia que cada segundo de suas vidas estava valendo a pena.

Meu olhar permanecia absorto nos dois. Suas roupas eram surradas e mal cuidadas; os cabelos eram desgrenhados e as unhas compridas. Não eram, pois, de uma família muito abastada, mas ali estava a maior riqueza que eu já havia presenciado nos últimos tempos: ainda que o sol não houvesse
surgido, o dia estivesse cinza e a chuva deixasse o clima mais lânguido; havia uma criança e uma senhora idosa, que insistiam em jogar baldes de tinta da cor da alegria em suas vidas. Baldes arrojados por mãos que se engajam, diariamente, em uma luta persistente e infindável contra qualquer tipo de determinismo; seja climático ou até mesmo social. Indivíduos que, com todas as dificuldades da vida, encontraram em um simples chafariz a fuga de toda e qualquer obviedade; era a diversão, a alegria inocente, a riqueza dos fatos na singeleza da cidade.

Eduardo Librelotto Fernandes

4 comentários:

  1. Filho , não pude estar presente na entrega do prêmio, mas meu pensamento estava sempre em você.
    Parabéns.
    Te amo .
    Sua mãe.

    ResponderExcluir
  2. Querido Eduardo!!!Parabéns por mais esta conquista, de muitas que virão em sua vida. Tenho orgulho de ser tua madrinha,tenho orgulho de VOCÊ!!! BJsssssss

    ResponderExcluir
  3. Rosilene Librelotto Ferraz15 de novembro de 2011 às 20:35

    O que escreves nos causa emoção e reflexão. É isso que um bom escritor deve proporcionar ao leitor, e tu consegues fazer isso com sabedoria e maestria nas palavras , dando beleza e eloquência. Parabéns amado! Nós ainda vamos te parabenizar muitas vezes , pois o futuro tu saberás construir com sucesso e determinação. Beijos da tia que te adora bastante!

    ResponderExcluir
  4. Linda e de uma espetacular beleza literária a tua crônica, além da narrativa de um cenário emociante e comovente. Tu consegue como ninguém escrever com arte, onde as palavras soam com musicalidade e sentido.
    Parabéns pela arte de bem escrever e pela conquista de uma vaga no PEIES.
    De sua tia que te quer muito bem.
    Rosilene

    ResponderExcluir